sexta-feira, 20 de maio de 2011

A Floresta do meu Jardim

Dando continuação ao Projeto « A Floresta do nosso Jardim», aprendemos muitas coisas sobre os castanheiros. Temos dois no nosso Jardim  e no Outono é óptimo ver os ouriços a abrir e as castanhas a caír no chão. Somos privilegiados  no Jardim de Toledo... vimos acontecer coisas que os outros meninos apenas podem ouvir contar nas histórias.
Aqui ficam as imagens:

Um dos nossos castanheiros

As suas flores


As castanhas nos ouriços

      CASTANHEIRO
(família das Fagáceas, da sua-família Castaneoideas e do género Castanea)
O castanheiro é uma árvore de folha caduca, que pode atingir mais de um milhar de anos de idade.
Aos 8, 10 anos de idade, o castanheiro já dá fruto, no entanto só depois dos 20 é que a frutificação passa a ser um fenómeno regular. A sua produção mantém-se elevada mesmo quando já está em idade avançada (o que significa 600 anos de idade ou mais). Até aos 50 a 60 anos de idade, o seu crescimento é bastante rápido, retardando depois até ao fim da vida. 
Tronco:Pode atingir os 45 metros de altura e a sua copa pode chegar aos 30 a 40 metros de diâmetro. As peças de madeira de castanho, têm o objectivo de produção de mobiliário de qualidade
Frutos: Os seus frutos são as conhecidas e apreciadas castanhas que amadurecem nos meses de Outubro e Novembro.A castanha é um produto de base na alimentação dos homens e dos animais, sendo confeccionada de todas as formas possíveis - crua, cozida, assada, em doces, em sopas, e como guarnição de alguns pratos.
Flores: tem em cada pé, simultaneamente, flores masculinas e flores femininas. Floresce no período que vai de Maio a Junho. É das flores femininas, que estão agrupadas em 2 ou 3 no interior duma cápsula espinhosa, a que se dão nome de "ouriço", que resultam as castanhas
Folhas:  As suas folhas têm entre 10 a 20 centímetros, são dentadas, mais claras na página inferior e translúcidas quando trespassadas pela luz solar.

Esta foi a técnica de carimbagem que utilizámos no tronco do castanheiro


Como estamos  a ser «invadidos» por árvores este ano, continuámos com esta construção livre.

Até as nossas capas têm o formato de árvores.






Sem comentários:

Enviar um comentário