Competências no final da Educação Pré Escolar





   A educação Pré-Escolar perspectiva-se como o início de um processo de preparação ao longo da vida, ao mesmo tempo que favorece a criação de condições para uma abordagem com sucesso da etapa seguinte (1º Ciclo).
            Apresentam-se a seguir as competências a adquirir na educação pré-escolar.


I – Formação Pessoal e Social


§     Interage com os outros (adultos e crianças);
§     Reconhece os seus próprios direitos;
§     Respeita os outros e a diferença;
§     Domina tarefas pessoais – saber-fazer: veste/despe (bibes, casacos…), lava cara e mãos, come utilizando correctamente o talher, utiliza materiais diversos;
§     É responsável pelas escolhas que faz;
§     É capaz de tomar decisões;
§     Partilha o poder dentro do grupo (participação democrática);
§     Aceita as regras e é capaz de definir outras;
§     Percepciona valores democráticos: participação, justiça, responsabilização, cooperação;
§     Expressa críticas em relação a pessoas e situações;
§     É capaz de confrontar opiniões, participar em debates e negociações;
II – Expressão e comunicação

Expressão
 Motora

§     Controla e coordena movimentos corporais: trepa, corre, desliza, baloiça, salta a pés juntos e num só pé…;
§     É capaz de relaxar, estar quieta e em silêncio;
§     Sabe distinguir entre direita e esquerda;
§     Tem a noção do seu corpo em relação ao exterior: espaço, tempo, lateralidade…;
§     Sabe manipular objectos e materiais;
§     Identifica e nomeia as diferentes partes do corpo;

Expressão
Dramática

§     Expressa sentimentos e atitudes;
§     Comunica verbalmente situações e vivências do quotidiano;
§     Dramatiza situações do quotidiano;


Expressão
Plástica
§     Sabe utilizar os materiais de execução de técnicas de expressão plástica: marcadores, pincéis, tintas, tesouras…;
§     Representa graficamente objectos, pessoas e situações;
§     Identifica e nomeia as cores;
§     Identifica diferentes texturas e tipos de material;
§    Revela gosto por experiências, combinações novas e efeitos criativos na execução de trabalhos;






II – Expressão e comunicação

Expressão
Musical
§     Identifica e nomeia sons;
§     Sabe discriminar sons;
§     Conhece as características dos sons: intensidade (fortes, fracos), altura (graves, agudos), timbre (modo de produção), duração (curtos, longos);
§     É capaz de reproduzir sons da vida e da natureza;
§     Sabe distinguir e executar o barulho e o silêncio;
§     É capaz de reproduzir ritmos;
§     Memoriza e reproduz cantigas completas;
§     Movimenta o corpo ao ritmo da música;

Linguagem oral
e abordagem à escrita

§     Estabelece diferenças e semelhanças entre imagens;
§     Revela memória visual;
§     Identifica e nomeia letras;
§     Identifica sílabas (sons) das palavras;
§     Conhece e desenha as letras do seu nome e de outros;
§     Reproduz letras a partir de um modelo;
§     Expressa ideias de forma clara e lógica;
§     Constrói frases correctamente;
§     Expressa ideias e opiniões em grupo;
§     Utiliza adequadamente frases simples de tipos diversos: afirmativa, negativa, exclamativa;
§     Utiliza adequadamente frases com concordância de género, número, tempo, pessoa e lugar;
§     Identifica e constrói rimas;
§     Reproduz e inventa histórias;
§     Narra acontecimentos utilizando correctamente o passado, presente e futuro;
§     É capaz de descodificar diferentes códigos simbólicos (símbolos convencionais e construídos);
§     Emita a escrita e reproduz o formato do texto escrito;
§     Narra uma história ou acontecimento através do desenho;
§     Compreende que a escrita constitui um código com regras próprias
§     Interpreta diferentes tipos de texto escrito (imagens, texto…);

§     Utiliza os meios informáticos (computador) como forma de comunicação;
§      Compreende e executa as regras básicas do código informático;





II – Expressão e comunicação
Domínio da Matemática
§     Tem consciência do seu corpo e posição no espaço;
§     Classifica objectos, coisas e acontecimentos de acordo com uma ou várias propriedades;
§     Agrupa objectos de acordo com um critério previamente estabelecido (cor, forma, etc…);
§     Seria e ordena objectos (classificação ordenada de gradações) – altura, tamanho, espessura, luminosidade, velocidade…;
§     Forma sequências que têm regras subjacentes (dias da semana, números naturais…);
§     Percebe a sequencia temporal: antes e depois, a sequência semanal, mensal e anual…;
§     Sabe de cor a sequência numérica dos números cardinais;
§     Percebe a correspondência de uma determina quantidade a um número;

III - Conhecimento do Mundo
§     Utiliza diferentes meios de expressão e comunicação que lhe permitem representar o mundo e dar-lhe sentido;
§     Situa-se em relação a si próprio, aos outros e ao mundo social;
§     Faz referência e reflecte sobre o mundo exterior (próximo distante);
§     Sabe nomear e utilizar diferentes equipamentos e utensílios;
§     Utiliza objectos para construir novas formas;
§     Sabe o seu nome completo, morada e localidade;
§     Sabe dizer a sua idade e percebe que está a crescer;
§     Situa-se socialmente numa família e noutros grupos sociais;
§     Conhece alguns aspectos do ambiente natural e social;
§     Manifesta curiosidade e desejo de saber mais;
§     Interroga-se sobre a realidade, coloca problemas e procura/propõe soluções (método científico);
§     Organiza e sistematiza os conhecimentos adquiridos;
§     Compreende as razões da higiene pessoal e de saúde alimentar;
§     Compreende a necessidade de preservação do ambiente e colabora em acções nesse sentido;





Nestes termos, no final do percurso da educação Pré-Escolar a criança deve ser capaz de:
·   Perceber e aceitar regras que lhe permitam a integração num grupo ou grupos;
·   Aceitar e seguir regras de convivência e de vida social;
·   Seguir orientações e concluir tarefas.
·   Conhecer as funções da escrita;
·   Conhecer a correspondência entre código oral e escrito;
·   Perceber noções de espaço, tempo e quantidade;
·   Saber manusear e utilizar materiais diversos;
·  Revelar curiosidade e desejo de aprender;
·   Possuir atitudes positivas face à escola;
·   Conhecer os seus próprios direitos e os dos outros.