Educadora de Infância - Percurso




Já passaram quase 10 anos desde que concluí a licenciatura em Educação de Infância!
10 anos... e tantas recordações!
Estudei no pólo das Caldas da Rainha, da Escola Superior de Educação de Leiria. Tive uma turma espetacular. Algumas estarão espalhadas pelo País a proporcionar momentos maravilhosos ás suas crianças. Outras, tristemente, já não estão entre nós... Deus reservou-lhes outros desígnios.
Durante 6 anos lecionei  no Piaget de Caldas da Rainha ( Nuclisol ) . Criei amizades que se mantêm até hoje. Tive crianças que, agora estão mais altas do que eu ... e que se cruzam comigo na rua ( já adolescentes) e no meio de risos dizem aos amigos: « Foi a minha Educadora...»  ... é um orgulho enorme ter cruzado a vida  de dezenas de crianças... e ter deixado um a marca nos seus corações!
Graças a elas me transformei na pessoas que sou hoje!
Há 4 anos candidatei-me ao estado...
E desde então já andei de norte a sul... Conhecí a calma e a pacatez de uma aldeia  no Douro ... Rio Mau , a minha primeira colocação no estado... o sítio mais lindo que se possa imaginar.

J.I. de Rio Mau


Vista da Aldeia de Rio Mau

Seguiram-se muitos Jardins... muitos meninos e meninas... que guardarei para sempre no coração!
Porque todos os anos se repete... o ritual dos concursos:
Olhá-los  nos olhos pela primeira vez, criar laços... choros, risadas, colos... e no fim do ano lectivo a terrível despedida!
Ser forte, engolir a vontade de chorar,um último colo, um último mimo, uma última brincadeira... E com a voz firme, dizer... eu volto.... pelo menos para uma visita!
Mostrar-lhes que o nosso tempo acabou, mas outro vai começar... e eu ... eu estarei num cantinho das suas memórias... dos seus corações!