domingo, 8 de maio de 2011

Canções

 

BONECO PIMPÃO

Pimpão é um boneco,

 Muito lindo de cartão, de cartão,

Que lava a sua cara,

Com água e sabão, com água e sabão

Penteia os seus cabelos

Com pente de marfim, de marfim

E se lhos puxam muito

           Não chora nem faz chinfrim   (Bis)

 E quando as estrelas começam a luzir, a luzir

Pimpão vai para a cama e põe-se a dormir

E põe-se a dormir




CASTANHAS QUENTINHAS

No meu bolso guardei meia dúzia de castanhas


De tão quentes que estão queimei as minhas mãos

           Vou dá-las ao pai, vou dá-las à mãe       Bis   

          Castanhas quentinhas que sabem tão bem





FAÇA O QUE EU FAÇO

    Faça o que eu faço, siga, siga-me   (Bis)

Vá depressa ou devagar, pare quando eu parar

    Faça o que eu faço, siga, siga-me    (Bis)

 


CASTANHINHAS

              O ouriço já secou, já caiu a castanhinha     (Bis)

           Vamos agora comer a castanha cozidinha    (Bis)

        Cozidinha ou assadinha na fogueira a saltitar  (Bis)

                                                            Hoje é dia de S. Martinho vamos cantar e bailar (Bis)

 


EU TENHO UM PIÃO

Eu tenho um pião, um pião que dança

Eu tenho um pião mas não to dou não

Gira que gira o meu pião

Mas não to dou nem por um tostão

Gira que gira o meu pião

Mas não to dou nem por um tostão

Eu tenho um pião, um pião que dança

Eu tenho um pião mas não to dou não

 

                 

MARIANA MEU AMOR

Mariana meu amor, vamos embora

Está na hora, está na hora

Tira a chave do portão põe no armário

E prende o gato à gaiola do canário

Eu comprei um chivrolé, um chivrolé

Para não andar a pé, andar a pé

Mas saiu-me um chivrolata, um chivrolata

E passei a andar à pata, andar à pata

Mariana meu amor, vamos embora

Está na hora, está na hora

Tira a chave do portão põe no armário

E prende o gato à gaiola do canário





NO ALTO DA MONTANHA

No alto da montanha, pertinho lá do céu

Havia um castelinho aonde o rei viveu

De lá se via o céu, se via a terra, ao longe o mar

No alto da montanha, quem me dera lá morar

No alto da montanha, pertinho lá do céu

Havia um passarinho, que de mim se perdeu

Chamei-o sem parar, sempre, sempre a voar

No alto da montanha, quem me dera lá morar

No alto da montanha, pertinho lá do céu

Encontrei o passarinho que o meu pai me deu

Voamos muito os dois, pelo céu fora sem parar

No alto da montanha, quem me dera lá morar

No alto da montanha, pertinho já do céu

Existe uma cabana onde o pastor viveu

De lá se avista o céu, se avista a terra, ao longe o mar

No alto da montanha, feliz de quem lá morar





ESTAVA NA COZINHA

Estava na cozinha a fazer um pão-de-ló

E o galo da vizinha a fazer có-ró-có-có

Eu fui-me lavar, eu fui-me vestir

Eu fui para a janela aprender a namorar

Passou um rapazinho de calças azuis

 De chapéu ao lado, aí que rico namorado

Mandei-o entrar, mandei-o sentar

Cuspiu para o chão, ai que grande porcalhão

Eu disse ao papá, e  o papá não ligou

Eu disse à mamã e o chinelo trabalhou





ERA UMA VELHA

      Era uma velha que morava numa ilha      (Bis)

  E tinha um gato com  olhos cor de ervilha    (Bis)

          Mas esse gato era muito lambareiro     (Bis)

De vez em quando andava sempre ao cheiro (Bis)

     Mas certo dia sem a velha dar por isso      (Bis)

     Foi ao armário e roubou-lhe o chouriço      (Bis)

        O homem chega e chega p’ró jantar       (Bis)

            E vê a velha, a velha a soluçar            (Bis)

      Mas ó mulher, ó mulher o que foi isso       (Bis)

   Foi o nosso gato, roubou-nos o chouriço     (Bis)

        O homem pega e pega num cacete        (Bis)

          E faz o gato andar de rabanete   

         (Bis)






CAIXINHA DE LÁPIS DE COR

         Tenho uma caixinha com lápis de cores      Bis

Vou pintar o céu o sol e as flores

                    O sol é vermelho, azul é o mar          Bis

Verdinha é a folha ao vento a dançar

  Com o amarelo vou pintar a lua          Bis

Com o preto e branco as pedras da rua 

                  O sol é vermelho, azul é o mar             Bis

Verdinha é a folha ao vento a dançar

         Vou pintar com roxo um baguinho de uva     Bis

Com azul clarinho vou pintar a chuva

                     O sol é vermelho, azul é o mar           Bis

Verdinha é a folha ao vento a dançar

          Se eu quiser eu pinto a noite e o vento       Bis

7 são as cores outras mais invento

                  O sol é vermelho, azul é o mar           Bis

Verdinha é a folha ao vento a dançar





MU E PIU

   Mu, mu, mu faz o touro, piu ,piu, piu o passarinho

O som do touro é bem grosso e o do pássaro fininho  Bis  

Mu, piu, mu, piu, mu, piu, mu, piu, piu, piu

Lá-lá-lá-lá-lá-lá-lá-lá-lá-lá-lá-lá

Lá-lá-lá-lá-lá-lá-lá-lá-lá-lá-lá-lá





TENHO 5 REIS

  Tenho cinco reis, tenho um alguidar

                                   Tenho um macaquinho de pernas p’ró ar

                     Quando me levanto tiro-lhe o boné

          Aperto-lhe a mão ó-la-ri-lo-lé

 

 

CARANGUEJO

Roda, roda, roda, pé, pé, pé

Palmas, palmas, palmas, caranguejo peixe é

Caranguejo não é peixe, caranguejo peixe é

Caranguejo só é peixe quando entra na maré

               Roda, roda, roda, pé, pé, pé  palmas,       Bis       

   Palmas, palmas, caranguejo peixe é




O SAPO

(Melodia do papagaio louro)

Sapo, Sapo, Sapo à beira do rio

Quando o Sapo chora é porque tem frio

A mulher do Sapo deve estar lá dentro

A fazer rendinhas p’ró seu casamento

Ao passar a ponte, a ponte tremeu

Coitado do Sapo Jacaré comeu, comeu, COMEU!




TODOS OS PATINHOS

  Todos os patinhos sabem bem nadar, sabem bem nadar

               Cabeça para baixo rabinho para o ar        (Bis)

Quando estão cansados da água vão sair

Da água vão sair

          Depois em grande fila p’ró ninho querem ir   (Bis)

        Logo vem a mãe pata, buscar os seus patinhos

Buscar os seus patinhos

      Atchim, atchim, atchim, porque estão constipadinhos   (Bis)

 

 

HAVIA UM PASTORINHO

Havia um pastorinho que andava a pastorear

Saiu da sua casa e pôs-se a cantar

Dó, ré, mi, fá, fá, fá, dó, ré, dó, ré, ré, ré

Dó, sol, fá, mi, mi, mi, dó ré mi fá, fá, fá

Chegando ao palácio a rainha lhe falou:

Alegre pastorinho o teu canto me agradou

Dó ré mi fá, fá, fá, dó ré dó, ré, ré, ré

Dó sol fá mi, mi, mi, dó ré mi fá, fá, fá




Ó  SENHORA  DONA  (...)

Ó Senhora Dona ..., venha aqui ao pé de mim

Venha ver as Costureiras, a fazer assim, assim (Bis)

Ó Senhora Dona ..., venha aqui ao pé de mim

Venha ver os Sapateiros, a fazer assim, assim (Bis)

Ó Senhora Dona ..., venha aqui ao pé de mim

Venha ver as Cozinheiras, a fazer assim, assim (Bis)

Cabeleireiras, Lavadeiras, Jardineiros, Carpinteiros...


 

COELHINHO BRANCO

De olhos vermelhos, de pelo branquinho
Dou saltos bem altos eu sou um coelhinho
Dou saltos p’ra a frente, dou saltos p’ra trás
Eu sou o coelhinho e de tudo sou capaz
Sou muito engraçado porém sou manhoso
Por uma cenoura fico logo guloso
Comi uma cenoura com casca e tudo
Ela era assim tão grande que fiquei um barrigudo
Ao longe vi um lobo que me queria comer
Larguei a  rabeca e pus-me a correr



A PULGA E O PERCEVEJO

A pulga e o percevejo fizeram uma combinação
De tocar uma serenata debaixo do meu colchão
A pulga tocava piano, o percevejo violão
E os percevejos pequeninos tocavam rabecão
Mexe, remexe procuro mas não vejo
Não sei se era a pulga ou se era o percevejo
Mexe, remexe procuro mas não vejo
Não sei se era a pulga ou se era o percevejo




OS RATITOS

(Melodia dos meninos à volta da fogueira)

Dois ratitos pequenos engraçados
Procuravam queijito para roer
De repente apareceu o Sr. Gato
E os ratitos fugiram a correr


UM PEIXE

Um peixe no mar eu vi eu vi
Um peixe a nadar assim, assim
Para o apanhar caí, caí
Tive que nadar como o peixe que eu vi
Molhei os calções aqui e ali
Molhei o cabelo ali e aqui
Por causa do peixe que eu vi que eu vi
Fiquei constipado atchim! atchim!


PÓ, PÓ, PÓ

Pó, pó, pó, minha avó é Carolina
Tem um automóvel puxado a gasolina
Pó, pó, pó minha avó está-se a zangar
Quanto mais se zanga mais eu gosto de apitar
PÓ PÓOOOOOOOOOOOOOOO!



NA NOITE DE SÃO JOÃO

A (nome) comeu o pão na noite de são João
Quem eu?
Sim tu!
Eu não!
Então quem foi?
Foi a (nome)


SE UM ELEFANTE...

Se um elefante incomoda muita gente...
Dois elefantes incomodam muito mais!
Se dois elefantes incomodam muita gente...
Três elefantes incomodam muito mais!


O COMBÓIO DOS AMIGOS

            O combóio dos amigos vai partir vai, vai       Bis
             Quem se atrasa fica em casa e de lá não sai  
Uh! Uuuuuuuuuuuh! (som do combóio)


O MEU CHAPÉU

O meu chapéu tem três bicos
 Tem três bicos o meu chapéu,
Se não tivesse três bicos
O chapéu não era meu


JARDIM ZOOLÓGICO

(Melodia da Linda Falua)

Fui ao jardim zoológico ver os animais
De todos os que vi, não sei qual gostei mais
Do rato ao elefante, eram mil e um
E eu fiquei com pena de não trazer nenhum
Queria um macaquinho aos saltos pelo ar,
Queria um elefante com a tromba a dar a dar
Queria um canguru para com ele saltar,
Queria uma girafa para ao tecto chegar
Quando eu me vim embora olhei para o leão
Disse adeus à gazela e cheguei ao portão
Tinha tanta pena de não poder ficar
Mas tinha que ir p’ra casa e p’rá escola brincar


CAI A CHUVA

Cai a chuva ao redor, no telhado e no chão
Bem na ponta do nariz, na cabeça e na mão.
(Brilha o Sol, Cai a Neve,...)



OS PATINHOS (T.V.)
Todos os patinhos acabam de brincar
Acabam de brincar
           Os pijamas vão vestir e os dentes vão lavar   (Bis)
É que a esta hora é hora de ir dormir
É hora de ir dormir
           Mas ainda há tempo para uma história ouvir   (Bis)
Pais, Mães ou Avós à cama lhes vão dar
À cama lhes vão dar
        Um beijo de boa-noite e a luz apagar   (Bis)


MINHAS MÃOS PEQUENINAS

Minhas mãos pequeninas eu dobro assim
A ninguém fazem mal e menos a mim
De manhã ou à noite em todo o lugar
Minhas mãos pequeninas eu vou arrumar


UM CARACOL

Um caracol andava zangadinho
Por causa da chuva não podia ir brincar
Com as flores do jardim
E ouvir os meninos a cantar assim:
               Caracolinho, meu lindo caracol  
Está tão quentinho põe os pauzinhos ao sol
Caracolinho, meu lindo caracol
Está tão quentinho põe os pauzinhos ao sol
Caracol pela parede acima,
          Caracol pela parede abaixo        Bis
             Caracol dá-me um beijinho
Caracol dá-me um abraço





VACA LEITEIRA

Eu tenho uma vaca leiteira,
Não é uma vaca qualquer, dá leite e manteiga
Mas que vaca tão meiga,
Da-lim, da-lão, Da-lim, da-lão
Um chocalho lhe comprei, e a minha vaca gostou
Passeia-se pelo prado, mata moscas com o rabo
Da-lim da-lão, da-lim, da-lão, DA-LIM, DA-LÃO!!!



A MOSCA

Olha a mosca, ouve o barulho o
Zumbido que ela faz zz - zz – zz
Para a esquerda,  para a direita
Para a frente e para trás zz - zz – zz
Olha a mosca, ouve o barulho o
Zumbido que ela faz zz - zz – zz
Para cima,  para baixo
Para a frente e para trás zz - zz – zz



A PASTORA

Era uma vez uma pastora, larau-larau-larito
Com o leite do seu gado, mandou fazer um queijito
Mas o gato espreitava, larau-larau-larito
Mas o gato espreitava, com sentido no queijito
E aqui metia a pata, larau-larau-larito
E aqui metia a pata e além o focinhito
A pastora de zangada, larau-larau-larito
A pastora de zangada, mandou matar o gatito
Ela foi-se confessar, larau-larau-larito
Ela foi-se confessar ao Sr. Padre de Machico
Senhor Padre me confesso, larau-larau-larito
Senhor Padre me confesso, que matei o meu gatito
A penitência que te dou, larau-larau-larito
A penitência que te dou, é dar ali um beijito
E aqui termina a história, larau-larau-larito
E aqui termina a história da pastora e do gatito



          O CUCO NA FLORESTA


                                                            Andava na floresta um cuco a cantar
Atrás de uma giesta nós fomos escutar
Cucu, cucu, cucu, curu, cucu (Bis)
A noite estava escura e não tinha luar
Ouvimos lá ao longe o lobo a uivar
Au, au, au, au, au (Bis)
Chegou a primavera e o cuco vei-o também
Veio por os ovos frescos no ninho que não tem
Cucu, cucu, cucu, curu, cucu (Bis)

Sem comentários:

Enviar um comentário