domingo, 8 de maio de 2011

A Floresta do meu Jardim - Projeto Curricular de grupo




Tendo consciência que o Projecto Curricular de Jardim de Infância é um documento que deve vir integrado no Projecto Educativo, tivemos a preocupação de fazer uma articulação, relativamente aos objectivos que este se propõe atingir, e da mesma forma adequá-los á faixa etária das crianças que frequentam este estabelecimento de ensino.

   De facto, nos dias de hoje, e numa sociedade cada vez mais exigente, assume-se de especial importância, os pressupostos em que se alicerça o Projecto Educativo, nomeadamente a Promoção do Sucesso, a Educação para a Cidadania, a Educação para o Ambiente e a Educação para a Saúde.

   Tendo em conta que se celebra o Ano Internacional da Biodiversidade e que, cada vez mais deve ser uma preocupação dos seres humanos o conhecimento e preservação das espécies e dos recursos naturais do planeta, tornou-se evidente que deveríamos aproveitar o vasto meio natural existente no nosso Jardim, para levar as crianças a conhecer as espécies de árvores e de animais aí existentes.

  Assim, e uma vez que o Projecto de Articulação com o 1º Ciclo trabalha as Florestas e a Água demos ao nosso Projecto Curricular de Grupo o tema «A Floresta do meu Jardim». Visando englobar todo o meio natural envolvente e permitindo a envolvência das diversas áreas de conteúdo contempladas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, o que consequentemente tornará as aprendizagens das crianças mais significativas e enriquecedoras.
  

Fundamentação das Opções Educativas



No que concerne às opções educativas, e dado que trabalhamos em parceria, quer com a Escola Básica do 1º Ciclo, quer com as famílias e demais entidades da freguesia, procuraremos evidenciar e incorporar todas as actividades propostas, no PAA, no Projecto de Articulação com o 1º Ciclo, bem como todas as outras que possam surgir no nosso Projecto Curricular de Grupo. Assim, pretende-se, de uma forma lúdica, dar primazia aos seguintes aspectos:

Ø  Implementar actividades que visem dotar as crianças de características que lhes permitam serem agentes de mudança;

Ø  Promover a empatia com a Natureza, dando um sentido ecológico de defesa e equilíbrio;

Ø  Desenvolver o espírito de curiosidade em relação ao planeta Terra, nomeadamente á constituição da sua fauna e flora e a sua preservação  (alterações climáticas, factores de ameaça e medidas de conservação).

Ø  Envolver os vários parceiros na valorização do espaço físico;

Ø  Desenvolver o gosto pela actividade desportiva, através de actividades de psicomotricidade e de aulas de adaptação ao meio aquático;

Ø  Desenvolver a construção articulada do saber, incorporando actividades que visem dar a conhecer á criança os temas de vida;

Ø  Envolver a equipa, o grupo de crianças, as famílias e a comunidade nos Projectos a desenvolver.


Esta semana começámos a explorar  de uma forma mais pormenorizada, as árvores do nosso Jardim. Começámos pela Nespereira porque está agora carregada de frutos.


Esta é uma das nossas nespereiras.






Aprendemos sobre o tipo de árvore, sobre as  flores e os   frutos. Sentimos a textura das folhas e do tronco e claro provámos o fruto!


E aqui fica o painel de grupo sobre a Nespereira:


 E estes foram os trabalhos individuais de pintura, recorte e colagem que se seguiram:


           De seguida aprendemos tudo sobre a Ginjeira:
                                                            
Esta é uma das quatro Ginjeiras que temos no nosso Jardim


Ginjeira  (Prunus cerasus)
 A Ginjeira é uma árvore de folha caduca, ficando completamente «despida» no Inverno.
Com uma única produção anual, cuja colheita ocorre em finais de Junho, as ginjeiras atingem o auge da sua beleza na altura da floração, durante o mês de Abril.
Nativa de grande parte da Europa e do sudoeste asiático. É um parente próximo da cereja Prunus avium, também conhecida como cereja-doce, mas o seu fruto é mais ácido.
A Gingeira, tem como principais características:
Tronco:Tem um tronco fino e muitos ramos dirigidos para baixo.
Frutos: Frutos vermelho-escuros.A polpa é firme e dura, e de sabor agridoce que são normalmente utilizadas para fins industriais na produção de bebidas e na culinária. . Frutos redondos e pequenos.Os frutos, são colhidos no final de Junho. Tem um caroço/ semente circular de cor amarela.
Flores:  A Ginjeira floresce a partir do mês de Março e Abril. A flor é branca.
Folhas: As suas folhas são verde escuro, serrilhadas e de textura fina.


No Painel da Ginjeira, utilizámos a técnica de carimbagem nas folhas e para o tronco cortamos rolos de papel para dar textura.

Sem comentários:

Enviar um comentário