Projeto Curricular de Grupo


PROJECTO CURRICULAR DE GRUPO
«A FLORESTA DO MEU JARDIM»





JARDIM  DE INFÂNCIA DE VIMEIRO
SALA 2 – TOLEDO
ANO LECTIVO 2010/2011

Educadora de Infância: Célia Margarida Campos
Assistente Operacional: Ana Lídia



ÍNDICE
1. Projecto Curricular do Jardim de Infância
1.1. Caracterização do Meio
1.2. Caracterização do Jardim de Infância
1. 2.1. Jardim de Infância (Espaço Físico)
1.2.2. Jardim de Infância (Recursos Humanos)
1.3.Objectivos Gerais
2. Projecto Curricular de Turma
2.1. Caracterização do Grupo de Crianças
2.1.1. Caracterização da Turma
2.2. Identificação de problemas e definição de prioridades
2.3. Competências Gerais
2.4. Definição de uma estratégia educativa global
2.4.1. Metodologias de ensino
2.4.2. Fundamentação das Opções Educativas
2.4.3.Relação com a Família e outros parceiros educativos
2.4.4. Avaliação
2.5. Definição do currículo e das estratégias/actividades
2.5.1. Plano Anual de Actividades
2.6. Calendarização
3. Reflexão do Projecto Curricular de Turma




1. Projecto Curricular de Jardim de Infância
    


 Tendo consciência que o Projecto Curricular de Jardim de Infância é um documento que deve vir integrado no Projecto Educativo, tivemos a preocupação de fazer uma articulação, relativamente aos objectivos que este se propõe atingir, e da mesma forma adequá-los á faixa etária das crianças que frequentam este estabelecimento de ensino.
   De facto, nos dias de hoje, e numa sociedade cada vez mais exigente, assume-se de especial importância, os pressupostos em que se alicerça o Projecto Educativo, nomeadamente a Promoção do Sucesso, a Educação para a Cidadania, a Educação para o Ambiente e a Educação para a Saúde.
   Tendo em conta que se celebra o Ano Internacional da Biodiversidade e que, cada vez mais deve ser uma preocupação dos seres humanos o conhecimento e preservação das espécies e dos recursos naturais do planeta, tornou-se evidente que deveríamos aproveitar o vasto meio natural existente no nosso Jardim, para levar as crianças a conhecer as espécies de árvores e de animais aí existentes.
  Assim, e uma vez que o Projecto de Articulação com o 1º Ciclo trabalha as Florestas e a Água demos ao nosso Projecto Curricular de Grupo o tema «A Floresta do meu Jardim». Visando englobar todo o meio natural envolvente e permitindo a envolvência das diversas áreas de conteúdo contempladas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, o que consequentemente tornará as aprendizagens das crianças mais significativas e enriquecedoras.
   A Lei – Quadro da Educação Pré-Escolar (lei nº5/97, de 10 de Fevereiro), consagra este nível educativo como “ (…) a primeira etapa da educação básica no processo educativo ao longo da vida, sendo complementar da acção educativa da família, com a qual deve estabelecer estreita relação, favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedades como ser autónomo, livre e solidário.»



1.1. Caracterização do Meio

Freguesia do Vimeiro

A freguesia do Vimeiro é constituída pelas localidades de Vimeiro, Toledo e Vale Vite. De acordo com o PDM, fica situada na zona Homogénea Sul-Poente, zona de transição para o concelho de Torres Vedras. A freguesia do Vimeiro atinge, de acordo com dados dos últimos Censos, uma população de 1693 habitantes.
É a freguesia com maior tradição no ramo de hotelaria e turismo, recolhendo os benefícios da sua proximidade em relação à estância termal do Vimeiro e do Hotel Golf Mar, já pertencentes ao concelho de Torres Vedras. É de referir que a indústria ligada ao turismo, hotelaria e similares se reveste de alguma sazonalidade, o que acentua a maior necessidade de mão-de-obra no Verão, recorrendo muitas vezes à estudantil, não havendo na chamada época baixa a necessária contrapartida (salvo fins de semana e períodos festivos).
A sua população vive ainda da agricultura, comércio e serviços.
Vimeiro é sede de freguesia com o mesmo nome, localidade com uma história bastante rica, particularmente pelo seu envolvimento nas Invasões Francesas, pois aí se travou a Batalha do Vimeiro em 21 de Agosto de 1808. Anualmente, realiza-se uma festa comemorativa deste evento. Possui um Monumento que perpetua essa ocorrência o qual foi inaugurado pelo rei D. Manuel II, na festa do centenário da Batalha. A zona envolvente do Monumento foi enquadrada urbanisticamente com uma nova intervenção aquando das comemorações dos seus 180 anos. Muito recentemente, surgiu o Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro.
A área da hotelaria tem um peso muito significativo nesta localidade, possuindo vários restaurantes, cafés, residenciais, armazém de revenda de produtos alimentares, um complexo desportivo e uma bomba de abastecimento de combustíveis. A população dedica-se ainda à indústria de transformação de alumínios, serralharia, agricultura, construção civil, comércio e serviços. Existe um Posto de Correios a funcionar no edifício da Junta de Freguesia. A Associação Desportiva e Recreativa é dotada de modernas instalações, salão de actividades culturais e desportivas, com destaque para o funcionamento regular das classes de ginástica de manutenção e Karaté. Na mesma Associação funciona um Jardim-de-infância da rede pública. Realiza-se uma festa anual em finais de Setembro em honra do padroeiro da freguesia, S. Miguel.
Nesta localidade, existe ainda uma escola do 1º ciclo com duas salas. Os alunos desta povoação deslocam-se tradicionalmente para o Externato de Penafirme após o 1º ciclo, apesar de pertencerem à área da Escola Básica de Ribamar.
A localidade de Toledo também tem tradições ao nível da hotelaria dispondo de dois restaurantes, um deles com um museu do vinho.
A população ocupa-se em grande parte da agricultura, da agro-pecuária e serviços.
Tem uma igreja, uma escola do 1.º ciclo que encerrou e que foi transformada em sala de Jardim-de-infância e uma Associação Cultural e Recreativa.
Realizam-se duas festas anuais, uma em Janeiro chamada Festa do Chouriço com a particularidade de manter a tradição de efectuar leilões e a outra em Maio em honra do Divino Espírito Santo.
Vale Vite nasceu de uma quinta com o mesmo nome, cujo proprietário promoveu uma urbanização. O aglomerado é constituído por população originária da região e de outras localidades. Parte da população, dada a proximidade da costa, encontrou aqui a sua segunda habitação.
Nesta zona, é produzido um vinho que foi lançado no mercado e que vem ocupando um lugar de destaque na gastronomia regional.












1.2.Caracterização do Jardim de Infância
              
                
1.2.1     Jardim de Infância (Espaço Físico)
O Jardim de Infância de Toledo (Sala 2 do J.I. de Vimeiro) funciona na antiga EB1 de Toledo, num edifício do Plano dos Centenários.
        Apresenta bom estado de conservação.
        Existe:
        1 Sala de actividades
        1 Sala de entrada com cabides
        1 Sala polivalente (antigo telheiro que foi envidraçado)
        2 Instalações sanitárias para as crianças com água canalizada e esgotos
        1 Instalação sanitária para adultos
        1 Dependência para arrumos

Possui um vasto espaço exterior todo vedado, em redor do edifício com:
- Espaço empedrado;
- Espaço com escorregas e outros equipamentos;
- Grande área com árvores de fruto (mais de 20 árvores entre árvores de fruto e outras)
         - Área ajardinada.

Material didáctico:
- Material funcional das actividades do pré-escolar
         - Televisão
         - Projector de slides
        - Leitor de CDS
         - Leitor de DVD
        - 1 Computador
         - 1 Impressora
1.2.2     Jardim de Infância (Recursos Humanos
1 Educadora de Infância Contratada
           1 Assistente Operacional
   É frequentado por 15 crianças: 7 de 5 anos, 3 de 4 anos, 5 de 3 anos.

Organização da Sala

                 Organização das Áreas de Actividades e do Espaço   Educativo
A  organização do espaço educativo deve estar em sintonia com o método de trabalho de cada educador. Neste sentido preconiza-se uma sala que   tenha espaços adaptados as necessidades das crianças, visando um conhecimento que vem das suas próprias experiências de vida, dentro do entendimento que há de que neste processo educativo deve-sec onseguir que cada criança participe e cresça tanto quanto possível  individualmente e em contextos de investigação em grupo.
Desta forma o espaço está organizado por “cantos” ou “áreas”, que são espaços abertos dentro da própria sala, cuja organização e decoração resulta de um trabalho conjunto de todos os intervenientes, este senso colectivo é igualmente responsável por quase todas as decisões que envolvem o nosso quotidiano escolar.
Neste contexto escolar propõe-se o respeito pela criança e pela sua infância, a priorização do pensamento divergente, a estética da vida e do viver, o amor à natureza e ao meio ambiente, o convívio humanizador e o culto aos valores humanos. Basear-se-ão todas as actividades em aprendizagens significativas que contribuam para que as crianças se sintam participantes do mundo que as cerca,
trabalhem de forma cooperativa para o seu desenvolvimento pessoal
em diversos aspectos: senso de responsabilidade e cooperativo, sociabilidade, julgamento pessoal, autonomia, reflexão individual e colectiva e afectividade.
Destacar-se-á os valores estéticos e éticos mediante metodologias centradas nas actividades das crianças e suas aprendizagens para “um fazer com arte, um fazer bem feito”, o que supõe sem dúvida o desenvolvimento da criatividade, da iniciativa, da liberdade de expressão, do auto-respeito, do respeito à vida e às diferenças.

Áreas dentro da sala:

􀂙 Do conto, da narrativa, das canções, das lenga-lengas, dos
trava – línguas, das adivinhas, das poesias, das conversas, das
partilhas, das combinações.

􀂙 Do faz de conta, da imaginação, da liberdade de criar, da
exteriorização do que me amargura ou dá prazer, daquilo que
gostaria de ser, do que sou.

􀂙 Do jogo de mesa, do jogo com regras (que devo respeitar, mas
que ás vezes sabe bem não obedecer), do jogo com amigos e
não só, onde os adultos também jogam comigo, onde também
posso criar, descobrir, experimentar conceitos matemáticos e
físicos.

􀂙 Do jogo de chão, onde as regras são mais flexíveis, faço
igualmente experiências matemáticas e físicas, faço amigos e
menos amigos, imagino e crio.

􀂙 Das expressões que tanto gosto e que me permitem sujar,
experimentar, sentir, cheirar, criar, recriar, viver com gosto e
liberdade momentos deliciosos.


􀂙 Das expressões mais escolarizadas, onde crio, invento, mas
também cumpro regras lógicas, aperfeiçoo o meu traço, a
minha capacidade de cortar, de colar, de escrever.

􀂙 Do computador, onde posso jogar, escrever, compor textos,
começar afinal a ser menino grande que vai para o 1.º ciclo.

􀂙 Da nossa natureza, onde vejo como se trata, como se
desenvolve, onde posso tratar sozinho, ver nascer, ver crescer,
ver morrer, ver a preparação para ser pai e mãe, tudo muito
bonito e ao alcance de todos.

Outras técnicas dentro da sala:
􀂙 Utilização do computador, com vista ao texto livre e espontâneo.

􀂙 Aulas passeios ou visitas de estudo, o interesse das crianças não
está apenas na sala.

􀂙 Portfolio individual, funciona como um diário, onde se regista
todas as actividades da criança, o seu percurso escolar.

􀂙 Ficheiros de consulta e registo, onde estão elaboradas fichas de
trabalho para escolha individual, desenvolvimento pessoal e de
grupo.

􀂙 Bibliogafias, espaços próprios para consulta e leitura de livros
dentro dos projectos em desenvolvimento e outros.


􀂙 Utilização de vários placares, para exposição dos trabalhos
concluídos, de explicações e orientações.

Caracterização da Equipa Educativa e Horários
                  HORÁRIO DA COMPONENTE LECTIVA   E NÃO LECTIVA
  

Segunda-feira
Terça-feira
Quarta-feira
Quinta-feira
Sexta-feira
Manhã
09.00h- 12.00h
09.00h- 12.00h
09.00h- 12.00h
09.00h- 12.00h
09.00h- 12.00h
Tarde
13.30h-15.30h
13.30h-15.30h
13.30h-15.30h
13.30h-15.30h
13.30h-15.30h
Não lectivo
12.00h- 12.30h
12.00h- 12.30h
15.30h- 16.00h
12.00h- 12.30h
12.00h- 12.30h
 Educadora de Infância : Célia Margarida Campos


Segunda-feira
Terça-feira
Quarta-feira
Quinta-feira
Sexta-feira
Manhã
09.00h- 12.00h
09.00h- 12.00h
09.00h- 12.00h
09.00h- 12.00h
09.00h- 12.00h
Tarde
13.30h-17.30h
13.30h-17.30h
13.30h-17.30h
13.30h-17.30h
13.30h-17.30h
Assistente Operacional : Ana Lídia Martins

1.3. Objectivos Gerais da Educação Pré-Escolar
(art. 10º. da lei quadro)
- Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança com base em experiências de vida democrática numa perspectiva de educação para a cidadania;
         - Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela
Pluralidade das culturas, favorecendo uma progressiva consciência como membro da sociedade;
- Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso da aprendizagem;
- Estimular o desenvolvimento global da criança no respeito pelas suas características individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diferenciadas;
- Desenvolver a expressão e a comunicação através de linguagens múltiplas como meio de relação, de informação, de sensibilidade estética e de compreensão do mundo;
- Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;
- Proporcionar à criança ocasiões de bem-estar e de segurança, nomeadamente no âmbito da saúde individual e colectiva;
- Proceder à despistagem de inadaptações, deficiências ou precocidades e promover a melhor orientação e encaminhamento da criança;
2. Projecto Curricular de Grupo
 2.1. Caracterização do grupo de crianças

O grupo da sala 2 do Vimeiro – Toledo caracteriza-se por ser um grupo misto e heterogéneo, composto por 15 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos.
            Distribuição das crianças por sexo e idade
Idades
Sexo Masculino
Sexo Feminino
Totais
5
3
4
7
4
2
2
4
3
4
0
4
Totais
9
6
15

              Frequência neste Jardim de Infância

Nº de Anos Lectivos


1º Ano
2º Ano ou mais
Nº de Crianças
5
10

      Trata-se de um grupo muito coeso, com um bom nível de desenvolvimento na maioria das áreas de conteúdo, no entanto a nível da linguagem as crianças apresentam um vocabulário pobre e em alguns casos dificuldade de articulação e verbalização, nomeadamente, uma criança que irá ser referenciada para usufruir de Terapia de Fala. Existe ainda outra criança referenciada a nível da Comissão de Protecção de Menores.
     O grupo possui as regras de funcionamento da sala bem interiorizadas.
    É um grupo receptivo e interessado nas actividades que lhes são propostas, embora ainda se note tempos de concentração muito reduzidos.
As crianças gostam de brincar nas diferentes áreas designadamente na área das construções e na casinha das bonecas. Já são autónomas nas rotinas diárias e nas actividades propostas, embora necessitem sempre da presença do adulto.

                   Caracterização Sócio Cultural das Famílias


1º Ciclo
2º Ciclo
3º Ciclo
Ensino Secundário
Ensino Superior
Pai
2
5
1
-
2
Mãe
-
3
3
2
2

  Da análise do quadro, acima, conclui-se que, em média o nível sociocultural das famílias é médio-baixo. E apenas quatro pais possuem formação académica superior.


                   Caracterização da Estrutura Familiar

   Relativamente á caracterização do tipo de estrutura familiar e partindo da análise dos processos das crianças, estas estão inseridas, na sua maioria em famílias de estrutura regular. Trata-se de famílias nucleares, constituídas por progenitores e filhos. Todos mantêm contactos com a família mais alargada. Existe um caso de dois irmãos que vivem apenas com a mãe e os restantes irmãos e raramente têm contacto com o pai.










2.2. Identificação de Problemas e Definição de Prioridades

Algumas crianças de 4,5 anos apresentam a nível da expressão oral atraso de
Desenvolvimento da Linguagem, tanto na área da expressão como da compreensão,
Atraso este, que se traduz por uma dicção e construção frásica deficiente. Usam frases simples e curtas, com vocabulário reduzido e pobre e os aspectos gramaticais são pouco enriquecidos. Frequentemente trocam, substituem ou omitem fonemas simples.
  Depois de conhecermos o grupo de crianças e seus problemas, a Área que
iremos “privilegiar”é a Área de Expressão e Comunicação e também a Área de Conhecimento do Mundo, tendo em conta o tema do nosso Projecto.
        A aquisição de um maior domínio da linguagem oral é um objectivo fundamental da Educação Pré-escolar.
       A capacidade do educador de escutar cada criança, de valorizar a sua contribuição para o grupo, de comunicar com cada criança e com o grupo, de modo a dar espaço a que cada um fale, fomentando o diálogo entre crianças, facilita a expressão das crianças e o seu desejo de comunicar.
     A linguagem verbal é um instrumento de comunicação por excelência. Ao chegar ao Pré-Escolar, a criança já é capaz de exprimir as suas necessidades e
compreender a língua materna. O trabalho do Jardim de Infância deverá tender para que ao terminar esta etapa, a criança esteja em condições de poder exprimir-se com fluidez.
     O Jardim de Infância deverá pois trabalhar de forma sistemática o domínio linguístico para que a criança progrida tanto na compreensão como na expressão
linguística.
    É no clima de comunicações criado pela Educadora que a criança irá dominando a linguagem, alargando o seu vocabulário, construindo frases mais correctas e mais complexas, adquirindo um maior domínio da expressão e comunicação que lhe permitam formas mais elaboradas de representação. Esta aprendizagem baseia-se na
exploração do carácter lúdico da linguagem, prazer em lidar com as palavras, sons, e descobrir as relações.
    É através de actividades que favorecem o desenvolvimento da linguagem oral
que vamos desenvolver este projecto e conseguir atingir os objectivos que nos
propusemos atingir. Essas actividades são: exploração de rimas, lengalengas, trava
línguas, adivinhas, criar e recontar histórias, exploração de histórias tradicionais ou não, contadas de formas diferentes, o relato e narração de acontecimentos e notícias, jogos de palavras, criação de textos e o registo escrito da palavra.



2.3. Competências Gerais

1. Se situar na relação consigo própria, com os outros e com o Mundo numa atitude de compreensão, solidariedade e respeito;
2. Participar na vida em grupo, cooperando em tarefas e em projectos comuns;
3. Se expressar e comunicar através de linguagens múltiplas como meios de relação, de informação e de sensibilização estética;
4. Utilizar o jogo simbólico como forma de conhecimento de enriquecimento do
imaginário e da criatividade;
5. Intervir, reflectir, avaliar e ter espírito crítico;
6. Manifestar curiosidade, desejo de saber e compreender o porquê das coisas;
7. Concretizar tarefas de uma forma autónoma, responsável e criativa;
8. Mobilizar saberes para compreender a realidade e resolver problemas do quotidiano.


2.4. Definição de uma estratégia educativa global

2.4.1.Metodologias de ensino

  Quanto ao seu nível etário, o grupo de crianças é bastante heterogéneo, o que
proporciona em algumas actividades dividir o grupo, consoante a sua idade, para uma melhor aquisição e desenvolvimento das aprendizagens e para um trabalho mais específico e individualizado. Sendo assim, o desenvolvimento das actividades é feito em grande grupo, subgrupos ou individuais.
  Ao longo do ano pretendo elaborar pequenos projectos articulando-os com as áreas de conteúdos.
  A organização do tempo é flexível e a rotina diária divide-se em momentos de
acolhimento, reuniões, lanche, hora do conto, reflexões, trabalho orientado, trabalho
autónomo …


- Organização do Tempo/Espaço:

Horas                           Actividades                                                  Espaço
9h.00m                           Acolhimento                                  Espaço de reunião
                                                                                          colectiva (almofadas)
9h.30m                           Hora do conto                              Espaço de reunião
                                                                                              colectiva (almofadas)
10h.00m                              Lanche/recreio                        Mesas da sala polivalente

10h.45m                   Lançamento de actividades
                                  em grande grupo                              
11h.00m                     Trabalho orientado                             Mesas da sala
12h.00m                      Almoço                                             Restaurante «Braga»
13h.30m                  Trabalho autónomo
                              (actividades em subgrupos
                                        ou individuais                         “Cantinhos”e mesas da sala
15h.15m                         Lanche                                    Mesas da sala polivalente





2.4.2.Fundamentação das Opções Educativas

No que concerne às opções educativas, e dado que trabalhamos em parceria, quer com a Escola Básica do 1º Ciclo, quer com as famílias e demais entidades da freguesia, procuraremos evidenciar e incorporar todas as actividades propostas, no PAA, no Projecto de Articulação com o 1º Ciclo, bem como todas as outras que possam surgir no nosso Projecto Curricular de Grupo. Assim, pretende-se, de uma forma lúdica, dar primazia aos seguintes aspectos:
Ø  Implementar actividades que visem dotar as crianças de características que lhes permitam serem agentes de mudança;
Ø  Promover a empatia com a Natureza, dando um sentido ecológico de defesa e equilíbrio;
Ø  Desenvolver o espírito de curiosidade em relação ao planeta Terra, nomeadamente á constituição da sua fauna e flora e a sua preservação  (alterações climáticas, factores de ameaça e medidas de conservação).
Ø  Envolver os vários parceiros na valorização do espaço físico;
Ø  Desenvolver o gosto pela actividade desportiva, através de actividades de psicomotricidade e de aulas de adaptação ao meio aquático;
Ø  Desenvolver a construção articulada do saber, incorporando actividades que visem dar a conhecer á criança os temas de vida;
Ø  Envolver a equipa, o grupo de crianças, as famílias e a comunidade nos Projectos a desenvolver.

2.4.3.Relação com a família e outros parceiros educativos

Porque acreditamos profundamente na necessidade dos pais se verem envolvidos e bem informados relativamente ao processo educativo e de aprendizagem dos seus educandos, estabeleceremos com eles momentos privilegiados, através de:
- Reuniões de informação e discussão de problemas educativos;
- Trocas informais;
- Partilha de apetências e saberes dos pais e parceiros sociais, enquanto contributos para uma participação activa, nas experiências de aprendizagem das crianças.
No sentido de facilitar a continuidade educativa em relação á aproximação da família com o Jardim de Infância, é nossa intenção:
- Disponibilizar uma hora mensal do horário de estabelecimento para o atendimento formal e individualizado aos pais e encarregados de educação;
- Promover a participação dos pais na implementação de projectos;
- Promover e facilitar a participação dos pais em actividades temáticas, actividades/momentos no Jardim de Infância.

2.4.4.Avaliação

      A implementação deste projecto e das actividades nele incluídas deverão ser avaliadas de forma contínua por todos os actores da comunidade educativa.
      Partimos da observação como base do planeamento e da avaliação.
      A observação de cada criança e do grupo para conhecer as suas capacidades,
interesses e dificuldades e o conhecimento do contexto familiar e do meio em que as
crianças vivem serão práticas que temos de empreender para melhor compreender as características das crianças e adequarmos (diferenciarmos) o processo educativo às suas necessidades. A avaliação diagnóstica com que partimos para a elaboração deste projecto é o ponto de partida mas julgamos que a observação contínua e o recurso aos trabalhos/formas de registo das crianças serão sempre fundamentais.
   O registo em fichas de desenvolvimento da criança, serão utilizadas como
memorando da evolução das aprendizagens e das competências por elas adquiridas.
        No final do ano, esta ficha de desenvolvimento, será colocada num dossier, o
qual estará ao dispor do encarregado de educação ou do professor do 1º Ciclo.
       Do Projecto Curricular de Turma será feita uma reflexão no final do ano lectivo.
        Do Plano Anual de Actividades será feito um relatório reflexivo por período.


2.5.Definição do currículo e das estratégias/actividades

       
                       ÁREA DE FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL

Conteúdos
Competências a Desenvolver
Estratégias /Actividades






Relação Interpessoal
















Autonomia
Pessoal e Social

































Educação para os Valores/ Cidadania














Com o  
adulto

Com os pares

Resolução de conflitos






Adaptação ao meio escolar



Independência Pessoal


Resolução de Problemas





Iniciativa









Responsabilização






Compreensão / Expressão de Sentimentos



Respeito pela diferença























- Ser capaz de interagir com os adultos.
- Ser capaz de interagir com os colegas;
- Ser capaz de trabalhar em equipa (partilhar materiais;)

- Colaborar com outros para resolver conflitos;
- Ser autónomo na resolução de problemas.







- Participar nas rotinas diárias



- Saber realizar a sua higiene pessoal,
- Ser capaz de arrumar espontaneamente os materiais e trabalhos efectuados


- Identificar e ser capaz de resolver problemas;
- Ser capaz de resolver problemas pela negociação com outras crianças ou por meios socialmente aceitáveis.

- Ser capaz de tomar decisões









- Ser capaz de assumir as normas básicas do Jardim de Infância;
- Ser capaz de conhecer e respeitar as regras elaboradas pelo grupo;
- Ser capaz de concluir as tarefas que inicia;
- Ser responsável pelos seus pertences e material da sala.


- Ser capaz de expressar e / ou verbalizar sentimentos.


- Saber reconhecer laços de pertença social e cultural;
-Saber respeitar outras culturas;
- Saber ser tolerante
- Saber demonstrar espírito crítico.





-Visitar outros Jardins de Infância/ Escolas;

- Dia Mundial da Criança;

- Festas de Aniversário;











- Jogos:
. Pares
. Colectivos
. Regras

- Quadros promotores de autonomia:
. Tempo / Calendário
. Presenças



- Registos gráficos colectivos;
- Pictogramas;




- Visionar filmes;


- Elaborar cartazes




 


ÁREA DE EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO


                Conteúdos


Competências a desenvolver
Estratégias/ Actividades









Domínio da Expressão Motora



































Domínio da Expressão Plástica















Motricidade Global






Motricidade Fina









Posicionamento e Orientação no Espaço










Atitude / Interesse












Representação Criativa (desenho, pintura e estampagem)






Representação Criativa (construção tridimensional)
- Ter movimentos coordenados;
- Controlar formas de deslocação (marcha, corrida, salto, equilíbrio).


- Manipular pequenos objectos com precisão;
- Saber realizar acções precisas (abotoar botões, …);
- Saber encaixar materiais e separá-los (picos, peças de encaixe).





- Saber orientar-se e localizar-se nos espaços do Jardim de Infância;
- Saber distinguir/ identificar e nomear a direita e a esquerda relativamente a um eixo;
- Saber seguir orientações de esquerda/direita





- Manifestar interesse por actividades plásticas;
- Explorar materiais e finalizar a produção;
- Manifestar iniciativa / imaginação e criatividade;
- Saber cuidar dos materiais utilizados.




- Explorar materiais a técnicas diversas;
- Manifestar interesse pelo pormenor;
- Desenhar em diferentes espaços e suportes





- Explorar materiais de construção a três dimensões;
- Fazer representações simples (dobragens).









- Aulas semanais de formação motora.

- Jogos:
. Tradicionais
. Motores
. Equilíbrio
. Posturas

- Percursos:
. Correr
. Deslizar
. Trepar
. Saltar a pés juntos
. Saltar ao pé-coxinho


- Gincanas
- Estafetas

- Parques Infantis





- Rasgagem;

- Modelagem;

- Recorte;

- Colagem;

- Dobragem;

- Desenhos

- Pinturas;

- Estampagens

-visualização de PowerPoint
- Visita a exposições


















Domínio da Expressão Dramática













Jogo Simbólico









Jogo Dramático







- Criar situações/jogos e brincadeiras na área do faz de conta;
- Envolver-se com outras crianças em jogo simbólico.




- Participar em actividades dramáticas;
- Imitar e recriar personagens;
- Cooperar na encenação e representação de histórias






- Jogos:
. Mímica
. Vozes diferenciadas
. Posturas

- Dramatização de histórias (tradicionais, lengalengas, vivências de vida quotidiana)


- Sombras chinesas,

-Fantoches;


- Idas ao teatro










Domínio da Expressão Musical
Relação
Música/palavra




Ritmo





Sons/ Timbres









- Ser capaz de mimar e coreografar canções;
- Reproduzir canções e respeitar a música e o ritmo;


- Reproduzir ritmos simples;
- Reproduzir ritmos complexos (batimentos, palavras)


- Reconhecer diferentes sons/ruídos e relacioná-los com a sua fonte;
- Diferenciar e reproduzir contrastes: altura, duração, intensidades do som e timbre;
- Reconhecer sons de diferentes instrumentos;



- Diálogos;

- Explorar letras de canções;

- Audição de canções e de sons através de CD;

- Jogos de sons através de software educativo;

- Construção de instrumentos musicais;








Domínio da Linguagem Oral e Abordagem á Escrita

































Domínio da Linguagem Oral e Abordagem á Escrita


































Domínio da Matemática

 Compreensão














Oralidade











Interesse pela Leitura






Competências de Leitura





Competências de escrita


























Classificação








Seriação





Relação Espacial









Sequência e Tempo








Número / 
Quantidade






Contagem








Comparação







Resolução de Problemas








Geometria
- Compreender mensagens verbais;
- Compreender textos e relatos de acontecimentos;
- Descobrir relações entra as palavras;
- Participar nas conversas da sala;




- Construir frases correctamente;
- Usar ou Adquirir vocabulário rico e diversificado;
- Articular correctamente as palavras
- Reproduzir e /ou inventar histórias desenvolvidas com pormenores





- Ser capaz de explorar as histórias;
- Ser capaz de repetir partes das histórias;
- Contar histórias através de imagens;



- Ser capaz de ler/ identificar o seu nome e o dos colegas;
- Ser capaz de criar rimas e de brincar com as palavras;



- Escrever usando rabiscos ou marcas como letras;
- Escrever o seu nome;
- Escrever e reconhecer letras;

























- Classificar objectos em grupo;
- Agrupar objectos idênticos;
- Agrupar objectos segundo duas ou mais prioridades;
- Ordenar objectos segundo as suas qualidades;


- Ordenar objectos segundo as suas características;
- Formas grupos / conjuntos segundo diversos critérios;



- Seguir orientações espaciais relativas a posições e a movimentos (em cima / em baixo; atrás de/ á frente de, …)
- Utilizar vocabulário relacionado com orientação e movimento


- Comparar correctamente períodos de tempo;
- Ter compreensão do tempo;
- Utilizar vocabulário adequado (manhã/ tarde/noite; ontem/hoje/amanhã);


-Comparar o número de objectos em dois grupos;
- Utilizar a correspondência;
- Comparar a quantidade de objectos de dois conjuntos, utilizando o número;


- Relacionar o número á quantidade;
- Fazer contagens de 0 a 9 objectos;
- Relacionar o número á sua representação gráfica.



- Usar vocabulário de comparação (o maior de todos…)
- Seguir orientações que envolva termos de comparação («dá-me o maior…»);
- Usar comparativos;
- Comparar três ou mais objectos.


- Responder a um problema que lhe é colocado;
- Fazer conjecturas e conseguir verificá-las;
- Fazer operações mentais simples que envolvam adição e subtracção;


- Conhecer formas diferentes;
- Descrever, modelar, desenhar, e classificar formas;
- Relacionar conceitos geométricos com conceitos numéricos
E de medida;
- Reconhecer e apreciar a geometria no seu mundo;

- Biblioteca (cantinho da leitura);

- Hora do conto;

- Diálogos entre o grupo;

- Assistir a diversas animações de conto na Associação Recreativa do Vimeiro e no Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro;
- Explorar histórias, lendas, contos, poesias, trava-línguas, adivinhas;


- Projecto «Leitura em Vai e Vem»;
- Visualizar histórias em diversos suportes;


- Criar histórias através de imagens;

- Ordenar histórias cronologicamente;

- Jogos de:
. Sons/fonemas
. Rimas
. Opostos
. Lenga- lengas
- Elaborar um livro




Livro de registo de lenga- lengas, rimas e histórias.

- Grafismos;

- Usar o computador;













- Jogos:
. Seriação
. Sequência
. Classificação
. Enfiamentos
. Puzzles
. Lotos
. Dominós







- Jogos de postura;
- Exercícios de topologia;





- Elaborar calendários;
- Agrupar figuras;








- Jogos de triagem e progressão:
. Blocos lógicos
. Jogos de encaixe
. Construção de torres










- Jogos didácticos




- Enigmas;







- Jogos;
- Desenhos;
- Modelagem;
- Pintura;
-Estampagem

- Geoplanos
- Blocos Lógicos



ÁREA DO CONHECIMENTO DO MUNDO

                  Conteúdos
Competências a desenvolver
Estratégias / Actividades






Saberes Sociais
















Saberes Sociais

























































Saberes
Científicos
























O Corpo e a Própria Linguagem










Identidade Sexual



Papéis de Género






Família / Casa/ Comunidade








Comunidade / Serviços / Meios de Transporte








Segurança / Saúde















História / Cultura /



Tradições













T.I.C










Biologia







Ambiente












Meteorologia













Geografia






Astronomia






Físico - Química

- Identificar e nomear partes e detalhes do seu corpo;
- Distinguir sensações;
- Desenhar a figura humana com detalhes;







- Reconhecer diferenças entre sexos;


- Reconhecer direitos de igualdade entre sexos;
- Utilizar um vocabulário adequado para nomear partes do corpo;


- Conhecer o seu nome, morada, idade e telefone;
- Reconhecer relações familiares / graus de parentesco;
- Ter conhecimento das profissões e local de trabalho dos pais;
- Conhecer a sua Comunidade;



- Conhecer diferentes meios de transporte;
- Conhecer o meio onde vive (ruas, serviços) e orientar-se no mesmo;
- Identificar sinais de trânsito, ecopontos


- Conhecer regras de segurança como peões e passageiros;
- Ter cuidado com estranhos;
- Conhecer normas básicas de higiene e saúde corporal;
- Conhecer hábitos nutricionais correctos;
- Conhecer regras de segurança em casa e na escola;













- Ter conhecimento das épocas festivas;







- Conhecer monumentos e tradições locais


- Ligar e desligar o computador correctamente;
- Conhecer os ícones básicos;
- Manusear o rato;



- Classificar animais e plantas segundo o meio onde vivem;
- Ter conhecimento das necessidades e fases de desenvolvimento das plantas;
- Conhecer a utilidade de algumas plantas e animais;
- Reconhecer as árvores existentes no Jardim;




- Conhecer e valorizar a utilidade de animais e plantas para o equilíbrio ecológico;
- Demonstrar sensibilidade para a conservação do ambiente e recursos naturais;
- Reconhecer sinais de poluição;




- Diferenciar e descrever fenómenos atmosféricos e suas consequências;

- Conhecer as estações do ano e suas características









- Diferenciar tipos de paisagem
(floresta, campo, rio, mar) e a sua relação com animais, plantas e pessoas;



- Utilizar vocabulário relacionado com o Universo (sol, lua, estrelas, planetas)



- Mostrar interesse em conhecer e encontrar explicações para o que o rodeia;
- Demonstrar curiosidade por experiências relacionadas com luz, ar água e temperatura.

- Jogos na casinha das bonecas;


- Jogos;

- Desenho;

- Modelagem








- Diálogos em pequeno e /ou grande grupo;
- Elaborar a sua árvore genealógica;
- Passeios pela aldeia;
- Trazer familiares ao Jardim para falar da sua profissão


- Jogos;
- Gincanas;
- Pedy papers;
- Caças ao tesouro
 Visitas a outras localidades;
- Histórias;
- Cantinho dos médicos;
- Visualização de filmes;
- Festejar o Dia da Alimentação
(confecção de salada de frutas);





- Magusto;
- Pão por Deus;
- Natal;
- Desfile de Carnaval;
- Páscoa;
- Santos Populares;



-Visita ao Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro;


- Jogos;
- Paint;
- PowerPoint;



- Elaborar cartazes;
- Germinação de sementes,
- Observação da Natureza e suas alterações;
- Jogos;
- Construção de árvores em 3D utilizando materiais recicláveis



- Passeios ao exterior;
- Ida a teatros e concertos com o tema do Ambiente;
- Projecto Eco Escolas



- O Ciclo da Água;
- Recolha e Análise da água das chuvas;
 - Registos;
- Elaborar cartazes



- Desenhos;
- Calendário;
- Painel das Estações do Ano

















- Manipular um globo terrestre;
- Visualizar filmes;


- Experiências dentro e fora da sala:
. Indicadores de acidez…












2.6. Calendarização

  O Projecto teve início no ano lectivo de 2010/2011.
  Para atendimento aos pais/encarregados de educação foi definido uma hora por
mês, todas as primeiras quartas-feiras, para troca e informação de desenvolvimento no  processo ensino/aprendizagem ou sempre que se justifique.
    Para as reuniões de pais/encarregados de educação realizar-se-á uma por
Período.

.