A educação Pré-Escolar perspectiva-se como o início de um processo de preparação ao longo da vida, ao mesmo tempo que favorece a criação de condições para uma abordagem com sucesso da etapa seguinte (1º Ciclo).
Apresentam-se a seguir as competências a adquirir na educação pré-escolar.
I – Formação Pessoal e Social | § Interage com os outros (adultos e crianças); § Reconhece os seus próprios direitos; § Respeita os outros e a diferença; § Domina tarefas pessoais – saber-fazer: veste/despe (bibes, casacos…), lava cara e mãos, come utilizando correctamente o talher, utiliza materiais diversos; § É responsável pelas escolhas que faz; § É capaz de tomar decisões; § Partilha o poder dentro do grupo (participação democrática); § Aceita as regras e é capaz de definir outras; § Percepciona valores democráticos: participação, justiça, responsabilização, cooperação; § Expressa críticas em relação a pessoas e situações; § É capaz de confrontar opiniões, participar em debates e negociações; | |
II – Expressão e comunicação | Expressão Motora | § Controla e coordena movimentos corporais: trepa, corre, desliza, baloiça, salta a pés juntos e num só pé…; § É capaz de relaxar, estar quieta e em silêncio; § Sabe distinguir entre direita e esquerda; § Tem a noção do seu corpo em relação ao exterior: espaço, tempo, lateralidade…; § Sabe manipular objectos e materiais; § Identifica e nomeia as diferentes partes do corpo; |
Expressão Dramática | § Expressa sentimentos e atitudes; § Comunica verbalmente situações e vivências do quotidiano; § Dramatiza situações do quotidiano; | |
Expressão Plástica | § Sabe utilizar os materiais de execução de técnicas de expressão plástica: marcadores, pincéis, tintas, tesouras…; § Representa graficamente objectos, pessoas e situações; § Identifica e nomeia as cores; § Identifica diferentes texturas e tipos de material; § Revela gosto por experiências, combinações novas e efeitos criativos na execução de trabalhos; |
II – Expressão e comunicação | Expressão Musical | § Identifica e nomeia sons; § Sabe discriminar sons; § Conhece as características dos sons: intensidade (fortes, fracos), altura (graves, agudos), timbre (modo de produção), duração (curtos, longos); § É capaz de reproduzir sons da vida e da natureza; § Sabe distinguir e executar o barulho e o silêncio; § É capaz de reproduzir ritmos; § Memoriza e reproduz cantigas completas; § Movimenta o corpo ao ritmo da música; |
Linguagem oral e abordagem à escrita | § Estabelece diferenças e semelhanças entre imagens; § Revela memória visual; § Identifica e nomeia letras; § Identifica sílabas (sons) das palavras; § Conhece e desenha as letras do seu nome e de outros; § Reproduz letras a partir de um modelo; § Expressa ideias de forma clara e lógica; § Constrói frases correctamente; § Expressa ideias e opiniões em grupo; § Utiliza adequadamente frases simples de tipos diversos: afirmativa, negativa, exclamativa; § Utiliza adequadamente frases com concordância de género, número, tempo, pessoa e lugar; § Identifica e constrói rimas; § Reproduz e inventa histórias; § Narra acontecimentos utilizando correctamente o passado, presente e futuro; § É capaz de descodificar diferentes códigos simbólicos (símbolos convencionais e construídos); § Emita a escrita e reproduz o formato do texto escrito; § Narra uma história ou acontecimento através do desenho; § Compreende que a escrita constitui um código com regras próprias § Interpreta diferentes tipos de texto escrito (imagens, texto…); § Utiliza os meios informáticos (computador) como forma de comunicação; § Compreende e executa as regras básicas do código informático; |
II – Expressão e comunicação | Domínio da Matemática | § Tem consciência do seu corpo e posição no espaço; § Classifica objectos, coisas e acontecimentos de acordo com uma ou várias propriedades; § Agrupa objectos de acordo com um critério previamente estabelecido (cor, forma, etc…); § Seria e ordena objectos (classificação ordenada de gradações) – altura, tamanho, espessura, luminosidade, velocidade…; § Forma sequências que têm regras subjacentes (dias da semana, números naturais…); § Percebe a sequencia temporal: antes e depois, a sequência semanal, mensal e anual…; § Sabe de cor a sequência numérica dos números cardinais; § Percebe a correspondência de uma determina quantidade a um número; |
III - Conhecimento do Mundo | § Utiliza diferentes meios de expressão e comunicação que lhe permitem representar o mundo e dar-lhe sentido; § Situa-se em relação a si próprio, aos outros e ao mundo social; § Faz referência e reflecte sobre o mundo exterior (próximo distante); § Sabe nomear e utilizar diferentes equipamentos e utensílios; § Utiliza objectos para construir novas formas; § Sabe o seu nome completo, morada e localidade; § Sabe dizer a sua idade e percebe que está a crescer; § Situa-se socialmente numa família e noutros grupos sociais; § Conhece alguns aspectos do ambiente natural e social; § Manifesta curiosidade e desejo de saber mais; § Interroga-se sobre a realidade, coloca problemas e procura/propõe soluções (método científico); § Organiza e sistematiza os conhecimentos adquiridos; § Compreende as razões da higiene pessoal e de saúde alimentar; § Compreende a necessidade de preservação do ambiente e colabora em acções nesse sentido; |
Nestes termos, no final do percurso da educação Pré-Escolar a criança deve ser capaz de:
· Perceber e aceitar regras que lhe permitam a integração num grupo ou grupos;
· Aceitar e seguir regras de convivência e de vida social;
· Seguir orientações e concluir tarefas.
· Conhecer as funções da escrita;
· Conhecer a correspondência entre código oral e escrito;
· Perceber noções de espaço, tempo e quantidade;
· Saber manusear e utilizar materiais diversos;
· Revelar curiosidade e desejo de aprender;
· Possuir atitudes positivas face à escola;
· Conhecer os seus próprios direitos e os dos outros.